Atendimento psicológico destinado a jovens entre 15 e 29 anos deve ser ampliado na cidade

Foto: Reprodução

Serão disponibilizadas 250 vagas por semestre para atendimentos gratuitos aos jovens que forem encaminhados pela campanha “Amigo Estou Aqui”, da Subsecretaria da Juventude

A Prefeitura de Guarulhos assinou nesta quarta-feira (04) um termo de parceria com as Faculdades Guarulhos (FG) para ampliar o atendimento psicológico de jovens entre 15 e 29 anos no município.

A iniciativa é da Subsecretaria da Juventude, que desde 2018 realiza a campanha de sensibilização “Amigo Estou Aqui”, com objetivo de informar aos jovens sobre os sintomas de depressão e ansiedade e que essas doenças podem e precisam ser tratadas.

Serão disponibilizadas 250 vagas por semestre para atendimentos psicológicos totalmente gratuitos aos jovens que forem encaminhados pela campanha, na clínica interna da faculdade.

Amigo Estou Aqui

A campanha é realizada em escolas da rede pública e privada, além de instituições que trabalham com a juventude, empresas, centros de educação, ou seja, qualquer espaço que conte com a presença de jovens de 15 a 29 anos. Desde o início do projeto, em 2018, já atendeu cerca de 30 mil pessoas. 

Nela, os servidores da Subsecretaria da Juventude, além de um psicólogo, realizam uma palestra cheia de interação e questionamentos, que aborda a importância da saúde mental e de se buscar ajuda quando necessário.

Além disso, trata-se também da necessidade do cuidado com o próximo, de ter um olhar carinhoso para o problema de um amigo ou familiar. “Nesses eventos, com grande frequência são identificados jovens que sofrem distúrbios psicológicos e precisam de ajuda”, informa a subsecretaria. 

Para aqueles que desejarem levar o projeto para sua escola ou instituição, a Prefeitura orienta que entrem em contato com a Pasta de Juventude pelo email [email protected] ou pelo telefone (11) 2408-5604.