Pró-Sangue tem 90% de vagas livres para doação e pede ajuda

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O agendamento é online; por ser atividade essencial, postos de coleta estão abertos

A Fundação Pró-Sangue pede o apoio de toda a população para a doação de sangue, que pode ser feita por meio do agendamento online. Os agendamentos estão com 90% das vagas livres durante a semana e com exceção do próximo sábado (20), que é o dia mais procurado.

O candidato à doação pode escolher o melhor local para realizar a doação de segunda a sexta-feira, diretamente por meio do sistema. Todas as unidades de coleta da Pró-Sangue estão operando regularmente no horário convencional.

A instituição precisa continuar abastecendo mais de 100 outras instituições de saúde da rede pública da região metropolitana de São Paulo. Por conta do agravamento nas taxas de ocupação dos leitos hospitalares, o Estado de São Paulo anunciou o endurecimento de restrições no estado.

Entrou em vigor nesta segunda-feira (15) a Fase Emergencial que segue até 31 de março. A Pró-Sangue afirma que está sentindo os efeitos restritivos da nova medida, pois, o número de doações de sangue caiu sensivelmente nessa semana. Hoje a instituição opera com apenas 37% dos estoques. 

A Pró-Sangue garante que a doação de sangue continua segura, que segue rigorosamente todos os protocolos recomendados e mantém as boas práticas preventivas para o enfrentamento do coronavírus. Para quem tomou a vacina contra a Covid-19, há um período de inaptidão: 48 horas, no caso da Coronavac; e de 7 dias, para a Oxford.

Para doar

O candidato deve fazer o agendamento no site (www.prosangue.sp.gov.br). Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.

Aliado a isso, o candidato deve estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a sua identificação. 

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.  

Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram algum contato com a doença (no site da Pró-Sangue é possível se informar das condições para doação em relação a essa infecção).  

No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Nesse sentido, confira os pré-requisitos básicos à doação, para que você não perca a viagem quando chegar a um dos nossos postos de coleta. E não deixe de conferir o horário de atendimento dos postos.  

Todas estas informações encontram-se disponíveis no site da Fundação Pró-Sangue. Para demais dúvidas, consultar o Alô Pró-Sangue (11)4573-7800

Guarulhos

Os hemocentros da cidade recebem doações da população. Todos podem colaborar para aumentar os estoques dos bancos de sangue, basta ligar para um dos três centros da cidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para agendar um horário.

  • Hemocentro São Lucas (Telefone: 3660-6040);
  • Hospital Geral de Guarulhos (Telefone: 3466-1446);
  • Hospital Stella Maris (Telefone: 2423-8500 – ramal 155).