Testagem para HIV é realizada no Metrô Sacomã nesta quinta-feira (15)

Foto: Reprodução

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Metrô, e visa contribuir com o diagnóstico precoce

A Secretaria de Estado da Saúde promove, em parceria com o Metrô, testagem pra HIV na estação Sacomã nesta quinta-feira (15), das 10h às 15h. A iniciativa visa contribuir com o diagnóstico precoce e, por isso, serão  distribuídos 700 autotestes de HIV.

O autoteste de HIV é um método prático e seguro, disponibilizado gratuitamente pelo SUS. Além disso, serão ofertados 5 mil  preservativos masculinos, e 2 mil preservativos femininos, além de sachês de gel lubrificante.

Para realizá-lo, a pessoa coleta sua própria saliva e em seguida realiza o teste, com acesso ao seu resultado de forma ágil. Ele pode ser realizado em um local privativo da escolha da pessoa, que pode fazê-lo sozinha ou com alguém de sua confiança.   

O resultado do autoteste não é definitivo. Caso seja reagente (positivo para HIV), será necessário fazer nova testagem. Neste caso, recomenda-se que a pessoa procure um serviço de saúde, para confirmação do resultado. Caso se confirme, deve-se buscar uma unidade de referência para início imediato do tratamento de HIV. 

Nos casos em que o resultado for não reagente (negativo),  a equipe reforça a necessidade de manter as formas de prevenção contra o HIV. “Realizar o teste sempre que a pessoa se expõe ao vírus, usar preservativo para não entrar em contato com ele, ou usar medicamentos antirretrovirais para evitar a infecção são diferentes formas de se cuidar contra o HIV” afirma a assistente social e coordenadora da atividade, Maria Aparecida da Silva.

Mais informações podem ser encontradas no site do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP, ou através do telefone 0800 162 550