UBS abrem neste sábado para imunizar contra a pólio e atualizar carteira de vacinas

Foto: Marcio Lino/PMG

A meta é atingir 95% do público-alvo para as doenças com cobertura vacinal

Neste sábado (17) em todo país será o ‘Dia D’ de vacinação contra a Poliomielite e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas para vacinar indiscriminadamente. Isso significa que todas a população poderá comparecer para checar o esquema vacinal e atualizar a carteirinha.

As faixas etárias de 12 meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias são o público alvo da campanha, já que a doença atinge em maior volume as crianças. Entretanto, será possível atualizar a carteirinha de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

O Dia D e a Multivacinação possibilita a abertura das 69 UBS na cidade durante todo o sábado, além do Ambulatório da Criança (Centro). Os serviços irão funcionar das 8h às 17h para intensificar a imunização dessas doenças e erradicá-las no Brasil.

A meta é colocar em dia as vacinas do calendário vigente, além de imunizar contra a poliomielite pelo menos 95% da população na faixa etária de 12 meses até menores de cinco anos de idade, mesmo que já tenham tomado as doses anteriormente.

Já os bebês com menos de um ano terão seu esquema vacinal atualizado. A Campanha, que se estende até o próximo dia 30, tem por objetivo garantir a proteção contra várias doenças, contribuindo para a sua eliminação.

Em Guarulhos, até o momento, foram vacinadas 4.846 crianças contra poliomielite de uma população estimada em 75.298 pelo Ministério da Saúde, o que equivale a uma cobertura vacinal de 6,44%.

Já na campanha de multivacinação, 2.761 bebês menores de um ano compareceram aos postos, dos quais 1.990 tomaram vacina, porque estavam com doses em atraso ou no momento certo para recebê-las.

Entre a população de cinco a 14 anos, o comparecimento foi de 2.981 pessoas, sendo que 1.343 estavam com o esquema vacinal incompleto e foram imunizadas.