UBS intensificam realização de teste para HIV na semana de luta contra AIDS

Foto: Agência Brasil

Nesta terça-feira (01) é celebrado o Dia Mundial de Luta contra Aids e onde se intensificam campanhas de prevenção e incentivo ao tratamento da doença. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos, a partir desta data, a campanha estadual Fique Sabendo será intensificada até 07 de dezembro.

Nas 69 unidades das Unidades Básicas de Saúde (UBS), há oferta do exame com objetivo de estimular o diagnóstico precoce do HIV e assim aumentar a qualidade de vida das pessoas infectadas, além de diminuir o risco de morte.

Ao todo, em Guarulhos são 4.076 pessoas vinculadas aos serviços especializados para o tratamento da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. De acordo com dados parciais do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, foram notificados 43 casos novos de aids em pessoas residentes no município somente neste ano de 2020, além de outras 110 infecções pelo HIV.

Os testes rápidos são feitos por meio de uma picada no dedo e possibilitam que a população tenha acesso ao seu resultado de forma ágil. Caso o resultado ateste positivo, uma nova amostra de sangue é coletada e encaminhada para teste laboratorial para confirmação de diagnóstico.

Se o resultado for positivo, o paciente é encaminhado a serviço de referência assistencial para início do tratamento. Nos casos em que o resultado se apresenta negativo, as equipes de saúde devem reforçar as formas de prevenção com orientações sobre as doenças, a fim de reduzir cada vez mais o número de pessoas infectadas.

Dicas de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis

  • Use camisinha do começo ao fim da relação sexual;
  • Nunca utilize o mesmo preservativo mais de uma vez;
  • Não compartilhe objetos perfuro-constantes, como seringas e agulhas;
  • Gestantes devem realizar os testes para evitar contaminar o feto.