18.9 C
Guarulhos
seg, 29 nov 2021
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

GCMs de 11 municípios são capacitadas por curso em Guarulhos sobre violência doméstica

- PUBLICIDADE -

Além de atuar no atendimento às denúncias pela Patrulha Maria da Penha, a guarda fiscaliza o cumprimento de medidas preventivas que afastam o agressor da vítima

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag) de Guarulhos iniciou nesta segunda-feira (22) o curso de capacitação em atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica para 36 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) das cidades de Guarulhos, Poá, Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, São Paulo, Mairiporã, Ferraz de Vasconcelos, Suzano e Atibaia.

O curso tem 80 horas e irá instruir sobre uma série de condutas, como escuta e orientação qualificada às vítimas, mediação de conflitos, a aplicação da Lei Maria da Penha em diversos âmbitos e no conhecimento sobre os serviços disponíveis para auxiliar no rompimento do ciclo de violência.

Além de atuar no atendimento às denúncias de violência doméstica, por meio da Patrulha Maria da Penha uma inspetoria da GCM fiscaliza o cumprimento de medidas preventivas de urgência já decretadas pelo Judiciário a fim de proteger as vítimas de seus agressores.

O comandante da GCM, Francisco Borotta, que irá lecionar sobre a responsabilidade funcional da segurança pública municipal na proteção da mulher, ressaltou que um dos objetivos é padronizar as condutas entre os municípios.

“Para fomentar a ação de cada cidade a grade foi pensada para um atendimento completo, de forma que seja ampliada a eficiência nos serviços de todas as corporações envolvidas. Abordaremos todas as medidas cautelares e de prisão do autor da agressão e os procedimentos corretos desde o primeiro contato com a vítima”, afirmou.

A capacitação faz parte do cronograma de integração que a Secretaria para Assuntos de Segurança Pública oferece a municípios paulistas, a fim de criar uma proteção sistemática contra a criminalidade no Estado de São Paulo. Desde outubro a Prefeitura de Guarulhos já entregou certificados a 14 cidades que participaram de capacitações oferecidas pela Efag.

VEJA TAMBÉM

BOLETIM COVID GUARULHOS

REDES SOCIAIS

28,959FãsCurtir
10,600SeguidoresSeguir
5,128SeguidoresSeguir
2,770InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS