Aplicativo Poupatempo Digital permite acesso à carteira de vacinação contra a Covid-19

Foto: Reprodução

Quem precisa tomar a segunda dose da vacina deve levar o comprovante da imunização anterior

A Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, oferece três funcionalidades da campanha de imunização contra a Covid-19 no aplicativo Poupatempo Digital. Entre elas, está a carteira de vacinação, fundamental para quem ainda precisa concluir a imunização, mas está sem o comprovante em papel, que é oferecido nos postos durante a primeira dose da vacina.

A carteira de vacinação digital pode ser acessada pelo celular e conta com as mesmas informações do comprovante entregue no formato impresso à população imunizada. Além disso, no app é possível baixar e imprimir a carteira digital, caso necessário. Ela já vem com um QR Code, que comprova os dados do cidadão e da vacinação anterior.   

“A Prodesp, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, desenvolveu a versão digital da Carteira de Vacinação, para oferecer mais praticidade. Como o comprovante de vacinação deve ser apresentado para a aplicação da segunda dose, caso o cidadão não tenha o documento impresso, poderá apresentar carteira digital, no celular”, explica André Arruda, presidente da Prodesp. 

Além da carteira de vacinação, o aplicativo do Poupatempo também possibilita ao usuário realizar o pré-cadastro e ter acesso à validação do certificado de vacinação. 

Apesar de não ser obrigatório, o pré-cadastro, quando feito online, no app Poupatempo Digital ou no site Vacina Já, pode diminuir em até 90% o tempo de permanência no local de vacinação, segundo a administração estadual. Já a validação do certificado de vacinação oferece a garantia de um documento oficial, que pode ser conferido online.