Cerca de 60 maquinistas são treinados para operar trem que vai até Guarulhos


entrada em operação na última semana do primeiro trem da série 2500 finaliza um ciclo de quase cinco meses de transporte, envolvendo testes e treinamento de maquinistas para que a composição circule até o Aeroporto de Guarulhos, atendendo a Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A primeira turma de maquinistas que fez o treinamento para operar o trem 2500 iniciou sua preparação em dezembro. A equipe entendeu cada detalhe teórico das composições e depois as visualizaram na prática, ainda com o acompanhamento dos instrutores da CRRC.

Os maquinistas ganham uma apostila geral sobre o trem, em que estão inseridos os módulos estudados durante o treinamento: instruções gerais ao passageiro, informação sobre os fabricantes, glossário, descrição da unidade trem, cabine e aparelhos de controle de comando, armários elétricos, sistema TCMS, sinalização de bordo, sistema de vigilância e informação ao passageiro, sistema de ar condicionado, detecção e extinção de incêndio, identificação do operador, reboque do trem, operação do novo trem e restabelecimento de falhas da composição.

Após a aula teórica, a turma conhece o trem 2500 e localiza visualmente os rodeios, escadas de emergência, caixas de tração, mangueiras, ar condicionado e outros itens que podem ser encontrados nas composições. Também são feitos testes práticos de identificação e solução de problemas que podem realmente surgir na operação de um trem.

1º trem da Linha 13-Jade, que liga a capital ao Aeroporto de Guarulhos, tem espaço para bagagens

Maquinistas

A segunda turma de maquinistas iniciou o treinamento em 23 de janeiro e, assim como os alunos formados na primeira turma, esses profissionais replicarão os conhecimentos adquiridos a outras turmas de maquinistas.

“Até este momento, o curso está atendendo as expectativas. As informações que as tecnologias do trem disponibilizam devem nos ajudar a resolver eventuais problemas com muito mais facilidade”, afirma André Luís Coelho Medina, maquinista do DOC3.

Já Nilzete Cerqueira, também maquinista do DOC3, destacou o recurso das câmeras disponíveis no trem como um importante diferencial do modelo 2500. Na cabine, é possível visualizar a parte exterior de diversos ângulos diferentes. “É uma composição muito mais moderna”, completa a maquinista que há um ano opera na Linha 13-Jade. No total, cerca de 60 maquinistas da CPTM farão o treinamento para conduzir o trem 2500.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Com informações do Governo do Estado de SP
Fotos: Divulgação