Greve de ferroviários afeta ao menos 4 linhas nesta quinta-feira (15)

Foto: Reprodução

A greve dos trabalhadores da CPTM paralisa as linhas 9-Esmeralda e 10-Turquesa e afeta parcialmente as linhas 7-Rubi e 8-Diamante; as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade operam normalmente

A greve dos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) afeta ao menos 4 linhas nesta quinta-feira (15). De acordo com a CPTM, as linhas 9-Esmeralda e 10-Turquesa não estão operando.

A linha 7-Rubi opera parcialmente entre a estação Palmeiras-Barra Funda e estação Caieiras, já a linha 8-Diamante funciona entre a estação Palmeiras-Barra Funda e estação Barueri. As linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade operam normalmente.

Uma decisão da Justiça do Trabalho determinou a manutenção de 80% dos trabalhadores no horário de pico e 60% nos demais horários. O não cumprimento da determinação implica pena de multa diária de R$100 mil.

Conforme nota do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, a greve é motivada pelo reajuste salarial e pelo pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR). De acordo com a entidade, é o segundo ano consecutivo sem reajuste e a empresa deu um “calote” ao não pagar as parcelas do PPR previstas para 31 de março e 30 de junho deste ano.

O comunicado é assinado pelos Sindicatos dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo; da Zona Sorocabana e Sindicato de Engenheiros do Estado de São Paulo. A CPTM informou que “lamenta a decisão dos sindicatos” e que “irá operar com um plano de contingência” para atender aos passageiros.