16.2 C
Guarulhos
dom, 26 set 2021

Metrô, CPTM e EMTU terão mudanças na operação durante o Dia da Independência

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), assim como a ViaQuatro e ViaMobilidade, vão monitorar suas operações e farão ajustes caso necessário, veja as alterações

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação nesta segunda-feira (06) e na terça-feira (07), no feriado do Dia da Independência.

A EMTU, CPTM, Metrô e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade vão monitorar suas operações e as farão ajustes na circulação caso haja necessidade. Confira abaixo as alterações.

CPTM

Nesta segunda-feira (06), as sete linhas da CPTM vão operar com oferta de trens semelhante a de um sábado. No feriado da terça-feira (07), a circulação será equivalente a um domingo.

EMTU

No feriado do Dia da Independência, na terça, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a programação horária de domingo.

Já as linhas que atendem a Baixada Santista terão no feriado a operação equivalente à programação dos sábados.

Nesta segunda-feira, a operação será de dia útil normal em todas as regiões metropolitanas.

Metrô

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata vão ter operação normal de dia útil nesta segunda-feira. Na terça-feira, a operação será também de dia útil em todas as linhas, com reforço na Linha 2-Verde.

ViaQuatro e ViaMobilidade

Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, a oferta de trens desde o início da operação do feriado será equivalente à de um domingo e a oferta de trens será ajustada ao longo do dia, de acordo com a demanda de passageiros. Nesta véspera de feriado, operação de dia útil.

Manifestações

Na terça-feria, dia em que estão programadas manifestações na Avenida Paulista e no Vale do Anhangabaú, será montada operação especial separando fluxo de entrada e saída de passageiros nas estações próximas aos locais de concentração de público.

Além disso, se for necessário, também haverá contingenciamento na entrada para evitar tumulto e garantir o fluxo seguro das pessoas.

Bilhetes

Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão.

A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de crédito ou de débito. O bilhete tradicional, chamado Edmonson, pode ser adquirido com dinheiro nas bilheterias.

Bikes

Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.

Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

VEJA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

28,959FãsCurtir
5,062SeguidoresSeguir
2,750InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS