Compras em supermercados de Guarulhos ficam restritas à uma pessoa por família

Foto: Thiago Coutinho

A medida foi reforçada por Guti nesta sexta-feira (26); cidade quer evitar idas à lazer aos supermercados

A partir desta sexta-feira (26) os supermercados de Guarulhos terão autonomia para orientar os clientes sobre a permanência de apenas uma pessoa da família no interior das lojas. Com parques, shoppings e lojas fechadas, a nova restrição visa coibir idas à lazer em redes de hipermercados.

Nesta semana, o Centro de Contingência da Covid-19 ligado ao Governo do Estado foi questionado sobre medidas mais restritivas em serviços essenciais. O diretor executivo do Comitê, João Gabardo declarou que o grupo é contrário ao fechamento destes serviços.

Apesar disso, o executivo defendeu que apenas um membro da família vá às compras, justamente para evitar que famílias inteiras frequentem os ambientes. Ele defende que as compras fiquem restritas a produtos essenciais de forma breve.

A fala de Gabardo está em consonância com o posicionamento da Prefeitura de Guarulhos que definiu a recomendação de restrições de público nesses ambientes. A partir desta sexta-feira (26) funcionários dos mercados já podem orientar clientes sobre a medida.

O objetivo, segundo as esferas estadual e municipal é evitar aglomerações no interior os ambientes e sobretudo nas filas. Ambas pedem que as redes de mercados reforcem as medidas de higiene, limpeza e limite de público, dentro do horário de funcionamento permitido.