Dezoito bairros de Guarulhos terão coleta de recicláveis porta a porta

Foto: Divulgação/PMG

Os caminhões devem receber também, óleo de cozinha usado

Guarulhos terá novos caminhões da coleta seletiva para transporte somente de materiais recicláveis, a promessa é da Prefeitura, que anunciou a nova medida nesta segunda-feira (14) e divulgou que os caminhões já estão em circulação.

Segundo a administração municipal, o serviço vai atender 18 bairros (Vila Carmela, Bom Clima, Inocoop, Bela Vista, Presidente Dutra, Palmira, Maria Dirce, Vila Fátima, Haroldo Veloso, Monte Carmelo, Continental I, II, III e IV, Macedo, Pq. Flamengo, Vila Barros e Jd. Santa Francisca.

A meta é de que os serviços atendam toda a cidade, mas sem prazo definido. Para descartar, basta colocar o resíduo limpo (garrafas pet e embalagens plásticas, papel, vidro, metal, isopor e latinhas) separado do lixo comum, no dia determinado em frente à residência.

Além da coleta seletiva, a gestão municipal promete a ampliação da ação cata-treco e a adaptação gradual da coleta noturna para a conclusão do serviço até a meia-noite. Tarefas destinadas às empresas MB Limpeza Urbana e Vale Norte que assumiram a limpeza urbana da cidade.

Os resíduos recicláveis coletados são destinados à cooperativas de catadores que operam na cidade. Estudos mostram que diariamente são geradas mais de mil toneladas de resíduos em Guarulhos e sendo 45% desse total pode ser reciclado.

Confira a agenda da coleta seletiva e mais informações neste link.