Governo de SP deve adiar jogos do Campeonato Paulista 2021

Foto: Reprodução/Web Verdão

O Campeonato Paulista de 2021 deve ter jogos adiados por causa do avanço da Covid-19 no Estado de São Paulo. A informação deve ser confirmada amanhã (10) durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, mas foi adiantada por bastidores nesta terça-feira (09) à Rádio CBN.

A gestão do Governador João Doria (PSDB) por meio do Centro de Contingência da Covid-19 endureceu as medidas de restrição para o comércio na semana passada. Entretanto, manteve atividades esportivas liberadas, sem nenhuma alteração ao andamento dos campeonatos.

Até o dia 19 de março, o Estado espera reduzir os índices de mortes e novas internações diante do avanço da doença, mas vem sendo questionado quanto a continuidade do futebol. Alguns especialistas da área esportiva aponta que é possível seguir com os jogos já que os atletas são frequentemente testados.

Mas, também na semana passada, o Corinthians registrou 17 profissionais do clube, entre jogadores e comissão técnica com confirmação para Covid-19. Foi possível verificar também, depois da vitória do Palmeiras na Copa do Brasil, aglomerações de torcedores após o título.

Em reportagem do Estadão desta terça, o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mario Sarrubbo recomendou ao governador “tome as devidas providências para suspensão da realização de cultos, missas e demais atividades religiosas de caráter coletivo e de eventos esportivos de qualquer espécie, inclusive partidas de futebol, durante a fase vermelha do Plano São Paulo”.

Além do futebol, as atividades religiosas com público, devem ser revistas da categoria de serviços essenciais. As escolas estaduais e unidades particulares tem autorização para continuar abertas, mas não se descarta retroceder também sobre essa questão.

Os membros da área médica do Centro de Contingência estudam há algumas semanas a adoção de uma fase ainda mais restritiva, chamada de etapa Roxa. O Plano São Paulo é dividido em cinco cores e prevê restrições específicas, a fase roxa é considerada um lockdown.

*Atualizada às 16h38 de 09/03