O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (06) que suspendeu a realização das provas dos concursos para o Censo 2021. A decisão foi tomada após aprovação do Congresso para o orçamento deste ano.
A medida se estende à 181.898 vagas de recenseador e 22.409 vagas para agente municipal e supervisor. Houve uma redução de R$ 71 milhões do valor destinado para a realização da pesquisa – o valor acordado era de R$ 2 bilhões.
Entretanto, o texto base ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O Censo é o principal estudo sobre a população brasileira e é feito a cada dez anos e cataloga através de pesquisa domiciliar, detalhes sobre a população brasileira.
O processo seletivo era esperado para o ano passado e chegou a ser aberto, mas foi adiado para este ano por causa da pandemia do coronavírus. Com a suspensão, as provas programadas no edital para 18 e 25 de abril não vão acontecer.
O IBGE não informou qual a previsão de nova data para a realização do concurso. Segundo o IBGE, a aplicação das provas depende de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico.