Idosos acamados receberão vacina em casa, mas devem ser cadastrados na UBS, diz secretaria

Fotos: Sidnei Barros e Divulgação/PMG

Guarulhos vai manter a vacinação contra a Covid-19 para a população idosa com idade igual ou superior a 85 anos em dois polos nesta sexta-feira (12). No Bosque Maia (região central) e também no CEU Pimentas (estrada do Caminho Velho, 351) o atendimento será feito mediante a distribuição de senhas em sistema drive-thru e também para quem chegar a pé.

Para vacinação, a Secretaria da Saúde recomenda que as pessoas apresentem CPF, cartão SUS, documento com foto e também um comprovante de residência, uma vez que a segunda dose da vacina será aplicada na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Guarulhos mais próxima da residência do cidadão.

Vacinação em domicílio

Além da imunização nos polos, equipes das UBS estão vacinando em casa os idosos acamados e restritos ao domicílio. Das mais de 900 pessoas cadastradas nessas condições, 299 já tomaram a vacina até o momento.

Para garantir a segurança do transporte das doses, as equipes que fazem a visita domiciliar são escoltadas por viaturas da Guarda Civil Municipal, assim como foi feito na imunização dos trabalhadores das unidades de saúde.

A orientação para os idosos acamados e restritos ao domicílio que ainda não têm cadastro em nenhuma Unidade Básica de Saúde é para que o familiar ou responsável legal compareça à UBS mais próxima da residência dele para cadastrá-lo e solicitar a imunização.

Total geral de doses aplicadas

Até às 12h desta quinta-feira (11) 35.881 vacinas contra a Covid-19 já foram administradas na cidade, sendo 33.641 da 1ª dose e 2.240 da 2ª dose para profissionais de saúde imunizados a partir de 20 de janeiro. A Secretaria da Saúde informa que, para a vacinação dos demais públicos, aguarda nova remessa de vacina do Governo do Estado.