Novos corredores de ônibus em Cumbica vão beneficiar 123 mil pessoas por dia, aponta prefeitura

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

A iniciativa atinge usuários do transporte público que utilizam essas vias, as viagens devem ser mais rápidas e visam oferecer mais conforto na espera dos coletivos

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta semana a construção dos corredores de ônibus das Avenidas Monteiro Lobato e Papa João Paulo I. A estimativa é beneficiar, após a conclusão, cerca de 123 mil pessoas, segundo a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana.

Localizado na junção entre a avenida Papa João Paulo I e a alça de acesso ao viaduto sobre a rodovia Hélio Smidt, no Parque Cecap, o corredor da Monteiro Lobato terá aproximadamente 4 quilômetros de extensão.

Para atender ao trânsito dos ônibus no sentido Centro será feita a requalificação da rua João Veloso. Já na Papa João Paulo I, a faixa exclusiva para o transporte coletivo terá 3,6 quilômetros de extensão.

O trecho de cobertura é no encontro com a Avenida Monteiro Lobato até a alça de acesso da rodovia Presidente Dutra (km 213) à avenida Jacu Pêssego, em Cumbica. Em ambos os casos, os projetos são elaborados pela Secretaria de Obras.

Há ainda, a previsão da construção de paradas de embarque e desembarque, ciclovias, reforma de passeios, ampliação do sistema de drenagem, entre outros itens. O prazo de conclusão das intervenções é de 12 meses e o investimento total, de R$ 39,6 milhões.