Virada de ano terá previsão de chuva forte para Guarulhos e Grande SP

Foto: Michel Wakin/ Guarulhos Online

Feriado de Ano Novo registra chance de pancadas de chuva forte para região

O ar quente úmido predomina sobre o Brasil no último dia de 2020. O excesso de calor e de umidade formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em quase todas as capitais brasileiras na virada para 2021.

A região da cidade de São Paulo, o dia 31 de dezembro de 2020 será quente, com períodos de sol pela manhã. Mas à tarde e à noite, as pancadas de chuva vão dominar o tempo e há risco de temporais. Segundo a Climatempo, a chance de chover na hora da virada para 2021 é grande.

Para a cidade de São Paulo, a previsão é de que o primeiro dia de 2021 seja com muita nebulosidade, temperatura amena e chuva ao longo do dia. Há risco de chuva moderada a forte em vários momentos. Além disso, uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil e chega a São Paulo.

Mais chuva no horizonte

A Grande São Paulo tem mais temporais e risco de alagamento nesta quarta-feira (30). Outras áreas do interior e do litoral estado também podem ter problemas com a chuva volumosa até o dia 1 de janeiro de 2021 (sexta).

A chuva intensa é provocada por nuvens carregadas que se formaram também sobre a região da Grande São Paulo, e pelo interior paulista, por causa do calor, da umidade do ar elevada e da circulação de ventos favorável, em vários níveis da atmosfera.

O ano de 2020 termina e 2021 começa com os efeitos da passagem de uma frente fria pelo litoral paulista, esta frente fria chega ao estado no dia 31 de dezembro estimulando o aumento da chuva, e deixa áreas de instabilidade no dia 1 de janeiro de 2021 com potencial para provocar muita chuva sobre o estado.

Tanto no dia 31/12/2020 como no dia 1/1/2021, há risco de temporais e mais alagamentos na Grande São Paulo e em outros centros urbanos, ocasionando mais transtornos causados pelas pancadas de chuva forte.