Mutirão de testagem para Covid-19 acontece hoje no CEU Continental; idosos terão testagem específica em setembro

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

A Prefeitura de Guarulhos realiza nesta quinta-feira (13) e sexta-feira (14) o segundo mutirão de testes rápidos para Covid-19. A testagem que estava inicialmente prevista para acontecer no Terminal de Ônibus da Vila Galvão, foi alterada para o CEU Continental, após parceria celebrada pela Secretaria de Saúde com o Programa Escola 360.

Nos mesmos moldes do primeiro mutirão, que aconteceu no Bosque Maia na semana passada, a testagem é destinada a todos que já tiveram contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus e acontece das 9h às 15h.

A movimentação no local foi intensa e grandes filas se formaram desde antes da abertura dos portões. A estimativa é que cerca de 3 mil testes sejam aplicados por dia.

A diretora de Assistência Integral à Saúde de Guarulhos, Elisângela Arantes de Souza, alertou que pessoas que apresentem algum sintoma, não devem comparecer à testagem.

“Na fila nós já fazemos a triagem, onde pessoas com sintomas não podem permanecer no mutirão, pessoas com sintomas devem procurar alguma unidade de saúde para passar por uma avaliação da equipe de saúde. Até mesmo porque quem está com os sintomas pode estar com a covid, e se ela esta na fila do mutirão, além de ser um risco para ela, é um risco também para as pessoas que estão aqui”.

Elisângela também comentou sobre a importância das pessoas do grupo de risco, como idosos e portadores de necessidades especiais, não participarem da iniciativa neste momento, pois em setembro a Prefeitura terá ações de testagem específicas para este público.

“Recomendamos aos idosos e pessoas com deficiência que não venha, porque são um grupo de risco e nós estaremos a partir do mês que vem fazendo testagem específica para essa população através de instituições parceiras”.

Para participar, o interessado deve levar documento de identidade e cartão SUS e não pode estar com síndrome gripal no dia do exame. A testagem é feita por meio de uma picada no dedo e o resultado fica pronto em aproximadamente 15 minutos.

No primeiro mutirão que aconteceu nos dias 6 e 7 de agosto, 4.009 amostras foram coletadas. Deste total, 510 apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus.

Testes nas UBS

Os testes são destinados à pacientes contactantes, ou seja que tiveram contato com algum parente que teve a Covid-19. Motoristas de aplicativo, táxis e de entregas, além de motoboys também estão na lista de prioridade. Para realizar o exame é preciso marcar pessoalmente em um dos Postos de Saúde.

Mais 2 Mutirões em Guarulhos até o fim do mês

Os próximos mutirões serão realizados das 9h às 15h:

  • 20 e 21/08 no CEU Pimentas, localizado na estrada do Caminho Velho nº 351 (Pimentas)
  • 27 e 28/08 no CEU Presidente Dutra, situado no final da rua Maria de Paula Motta (Jardim Presidente Dutra).