Cerca de 60% da população de Guarulhos foi vacinada com 1ª dose contra Covid-19

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

Mas menos de 15% dos guarulhenses estão totalmente imunizados com duas doses ou dose única

Até esta quinta-feira (15) Guarulhos possui ao menos, 551.542 pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Entretanto, somente 126.625 passaram pela da segunda aplicação e 23.779 por dose única, totalizando 150.404 guarulhenses com esquema vacinal completo.

O prefeito Guti (PSD) demostrou otimismo com o avanço da vacinação na cidade. Só nesta semana entrou duas vezes ao vivo, nas redes sociais para anunciar ‘os números positivos da pandemia’ e a abertura de cadastro para novos públicos.

Não à toa, Guarulhos tem recebido um quantitativo maior de doses da vacina contra a Covid-19, nos últimos lotes destinados a novos públicos. O lote que chega à cidade nesta sexta-feira (16) possui quase 100 mil doses destinadas somente à 1ª aplicação.

Nessas duas últimas transmissões, o prefeito mencionou a queda nos percentuais de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Nas últimas 24 horas, Guarulhos registrou o menor percentual em hospitalizações graves de acordo com ele.

Segundo Guti, a cidade tem apresentado quedas constantes, o que permite acreditar que Guarulhos não deve ter chamada terceira onda, nas palavras dele. Porém, o chefe do executivo municipal reforçou que os números ainda podem oscilar, mas já é possível verificar o reflexo da vacinação nas internações.

Assim como em grande parte do país, a Covid-19, ao que parece tem dado trégua em relação aos números de hospitalizações e mortes. Em todo o país, entre os dias 04 e 10 de julho houve tendência de queda nos óbitos por Covid-19, mantida pela terceira semana consecutiva. 

A letalidade dos pacientes hospitalizados em São Paulo e que estão Covid-19 caiu 46% no Estado em junho, em comparação com o mês de março, auge da chamada 2ª onda. Os números constam na análise feita pelo Governo Paulista e anunciada nesta quarta-feira (14).