Saiba como gerar o comprovante de vacinação no aplicativo Poupatempo Digital

Foto: Reprodução

Em Guarulhos, a apresentação da carteira de vacinação contra Covid-19 será obrigatória para acesso aos estabelecimentos comerciais a partir desta quarta-feira (01)

Com o avanço da vacinação nos Estados e municípios, as atividades comerciais estão retomando sem restrição de horário ou ocupação. No entanto, protocolos sanitários como o uso de máscara e álcool em gel, distanciamento social, entre outros, ainda são exigidos por determinação dos governos.

Em Guarulhos, a partir desta quarta-feira (01), a apresentação do cartão de vacinação será obrigatória aos clientes que desejarem entrar em restaurantes, bares, cafés, lanchonetes, academias, museus, cinemas, teatros ou shows com público na cidade.

De acordo com as orientações, poderão ser apresentados o cartão vacinal físico, fotos do cartão ou o comprovante de vacinação digital, que pode ser acessado no aplicativo Poupatempo Digital e no ConecteSUS. Ambos estão disponíveis gratuitamente na Google Play e na App Store

Pelo Poupatempo Digital, a carteira de vacinação digital conta com as mesmas informações do modelo impresso entregue nas unidades de saúde. Além disso, o app permite também a validação do certificado de vacinação, através do QR Code ou do código do certificado, ambos contidos na versão digital da carteira.

Gerando o cartão de vacinação pelo Poupatempo Digital

Para utilizar o aplicativo, o cidadão deve baixar e instalar o Poupatempo Digital no celular. O acesso é realizado com o CPF e senha, mesmos dados de acesso do site Portal Poupatempo. O usuário poderá criar uma conta, caso ainda não possua. O próximo passo é autorizar o uso de dados pessoais pelo aplicativo.

No campo “Serviços”, localizado na parte inferior da tela, o usuário deve clicar na opção “Vacinação COVID-19”. Em seguida, ao clicar no campo “Carteira de Vacinação”, o comprovante digital será gerado. Ele poderá ser apresentado nos estabelecimentos e tem a mesma validade do cartão físico ou impresso.