Apenas 10.520 das 142 mil doses foram do imunizante AstraZeneca/Oxford, a maior parte é da vacina Coronavac/Butantan
Guarulhos vacinou até esta sexta-feira (26) mais de 100 mil doses da vacina contra Covid-19, foram aplicadas em idosos, indígenas e quilombolas e profissionais da saúde. Nos próximos dias, a cidade deve iniciar a vacinação das forças policiais e profissionais da área da educação.
A Secretaria de Estado da Saúde reconheceu por meio de um documento enviado à Secretaria Municipal de Saúde que enviou nos nove primeiros lotes de vacina, menos doses à cidade. A afirmação foi feita pelo Prefeito Guti (PSD) durante live nas redes sociais no dia 23 de março.
Isso porque a cidade recebeu um quantitativo inferior de doses que Campinas, por exemplo, que tem a mesma proporcionalidade habitacional. Apesar disso, Guarulhos possui 1,4 milhão de pessoas e precisa de 2,5 de doses que garantam cobertura aos grupos prioritários.
Até o momento, o município recebeu onze lotes do imunizante com aproximadamente 142 mil doses. O décimo primeiro e o décimo lote de vacinas vieram com mais doses do que os anteriores, foram 29.910 e 19.660 doses respectivamente.
A vacinação teve início em janeiro e naquele mês a administração municipal estimava imunizar 125 mil pessoas dos grupos prioritários, conforme a última campanha da Influenza. A cidade adquiriu no mesmo mês, a quantia de 297 mil seringas e agulhas para a vacinação.
*Atualizada às 18h43 de 26/03 – ERRAMOS: Cidade atingiu 100 mil doses aplicadas ao contrário do publicado anteriormente, em que dissemos que 100 mil pessoas foram vacinadas.