Guti visita Butantan e Guarulhos terá reserva técnica da coronavac

Foto: Divulgação/PMG

Guarulhos terá uma reserva técnica de vacinas contra a Covid-19. A afirmação é do Prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) que esteve hoje no Instituto Butantan em São Paulo. Conforme anunciado por Guti, a visita aconteceu nesta quarta-feira (13) ao lado do secretário municipal da Saúde em exercício, Michael Rodrigues de Paula.

O chefe do executivo esteve no local onde está sendo produzida a Coronavac, imunizante do Governo do Estado em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Ontem (12) os técnicos do Butantan divulgaram os números dos testes realizados no Brasil.

A eficácia da Coronavac é de 50,38% para casos leves que não necessitam de atendimento médico, de 78% para casos leves que necessitam de assistência hospitalar e de 100% para casos moderados e graves, cujo paciente precisam de internação em UTI.

Segundo Guti, caso os governos federal e estadual não enviem doses suficientes para imunização, o município já garantiu doses a efetivar uma possível compra. Guarulhos tem 12 milhões do orçamento de 2021 para aquisição da vacina, mas até agora não há detalhes de quantas doses o município vai receber ou adquirir.

A cidade recebeu do governo estadual, 297 mil seringas e agulhas para iniciar a vacinação dos grupos prioritários na primeira fase da campanha prevista para 25 de janeiro. O Plano Estadual de Imunização contemplará trabalhadores de saúde, indígenas e quilombolas e idosos.

A Prefeitura quer que os governos estadual e federal considerem a inclusão de professores e funcionários escolares nos grupos prioritários da vacinação. A ideia é seguir o cronograma de volta às aulas com atividades presenciais garantindo a devida segurança sanitária.