Guarulhos reservou cerca de 70 mil doses da vacina coronavac para aplicação na população guarulhense. A afirmação foi feita pelo prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) durante live nas redes sociais na noite desta sexta-feira (15).
O imunizante está sendo produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac Biontech de Pequim na China. Segundo Guti, a cidade assinou um documento que prevê a compra de doses para pelo menos 5% da população guarulhense.
Guarulhos tem R$ 12 milhões do orçamento em 2021 destinados exclusivamente para aquisição da vacina. As negociações com o Butantan se deram nesta semana, após visita técnica de Guti na última quarta (13) ao local onde a coronavac é produzida.
A cidade recebeu do governo estadual, 297 mil seringas e agulhas para iniciar a vacinação dos grupos prioritários na primeira fase da campanha prevista para 25 de janeiro. O Plano Estadual de Imunização contemplará trabalhadores de saúde, indígenas e quilombolas e idosos.
A Prefeitura quer que os governos estadual e federal considerem a inclusão de trabalhadores da educação e da segurança nos grupos prioritários da vacinação. A ideia é assegurar o cronograma de volta às aulas com atividades presenciais nas escolas.
Neste domingo (17) está previsto a divulgação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o uso emergencial das vacinas em teste no Brasil. Além da coronavac, a vacina da Astrazeneca do Reino Unido também terá o parecer da Agência, amanhã.
Ambos imunizantes serão armazenados em um galpão localizado em Guarulhos, próximo ao Aeroporto de Cumbica. É a partir da cidade que as doses serão encaminhadas para todo Brasil, Guarulhos, porém ainda não tem previsão de quantas doses irá receber do Ministério da Saúde.


